Patrimônio

Definição geral:



Existem alguns tipos de Patrimônios,  HISTÓRICO, CULTURAL, AMBIENTAL, ARQUEOLÓGICO, IMATERIAL E MATERIAL.

Em Jaraguá do Sul, existe a COMPHAAN - Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artistico e Natural. Responsável pelo TOMBAMENTO de imóveis e registras os diversos patrimônios da cidade.

Tombamento: "O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem histórico é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição." (fragmento retirado da WIKIPEDIA)

Leitura complementar - Patrimônios no Brasil

No Brasil, o IPHAN é responsável por organizar e delegar as questões de patrimônios.
Acesse o site e conheça a instituição:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


Patrimônio Histórico:

É o conjunto de bens que contam a história de uma época/geração através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos.

O Patrimônio Histórico é  fundamental para que o cidadão se localize e compreenda a sua história,  para manter vivos os usos e costumes populares de uma determinada sociedade.
Um exemplo de patrimônio histórico é a Universidade Federal do Paraná. Localizada no centro de Curitiba, capital do estado, foi a primeira universidade criada no Brasil.


Patrimônios Cultural




Patrimônios Ambiental:



Fontes:

http://portal.iphan.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário